Como calcular a Margem de Contribuição de seus produtos
A Margem de Contribuição é um dos indicadores econômico-financeiros mais importantes que sua empresa pode ter e precisar ser analisado regularmente. Mas apesar de sua importância, ele é muito objetivo e bem simples de ser calculado.
Também conhecida como Ganho Bruto, a Margem de Contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro. Com base nisto você pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender.
Continue lendo “Como calcular a Margem de Contribuição de seus produtos”
Ponto de Equilibrio
O ponto de equilíbrio pode ser entendido como o valor mínimo que deverá ser vendido em uma determinada empresa para que sejam cobertos todos os custos e despesas fixos e variáveis, ou seja, o resultado será zero.
Mas será que isso é bom para a empresa? Em empresas que estão começando ou que pretendem lançar um novo produto ou serviço, o ponto de equilíbrio é extremamente útil para que ela saiba o esforço de vendas necessário para que não ocorram prejuízos.
O que é e para que serve a DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial.
São demonstrações contábeis mais importantes que o contador deve gerar. Esse relatório é imprescindível para seus clientes, sejam empresas grandes ou pequenas, já que é utilizado pelos seus gestores, investidores, bancos e o próprio governo. Isso porque é por meio dele que se avalia a capacidade de sua empresa e sua real situação, sendo ferramenta essencial para a tomada de decisões empresariais, formando o seu resultado líquido: o lucro ou prejuízo resultante de suas operações.
5 Erros financeiros básicos que 90% das empresas cometem.
Quando se tem uma empresa, seja ela nova ou não, o entusiasmo para o lucro do negócio é evidente e esperado por todo e qualquer empreendedor. O problema é que a maioria dos empreendedores iniciam sem preparo todo o planejamento, implementação e controle financeiro. No começo, as coisas até dão certo, as vendas crescem e a empresa ganha espaço no mercado. Mas, por conta da mesma ter sido administrada da forma errada, ela se torna dependente de terceiros e, sem que perceba, vai morrendo aos poucos, jogando todo o tempo e dinheiro investidos fora.
O fato é que as pessoas têm o impulso de empreender, mas nem todas conhecem os conceitos básicos de finanças e só percebem o tamanho do risco quando a empresa já está quebrando. Isso tudo pode ser evitado se você conhecer os números do seu negócio.
E agora? Por qual caminho seguir?
Continue lendo “5 Erros financeiros básicos que 90% das empresas cometem.”