O ponto de equilíbrio pode ser entendido como o valor mínimo que deverá ser vendido em uma determinada empresa para que sejam cobertos todos os custos e despesas fixos e variáveis, ou seja, o resultado será zero.
Mas será que isso é bom para a empresa? Em empresas que estão começando ou que pretendem lançar um novo produto ou serviço, o ponto de equilíbrio é extremamente útil para que ela saiba o esforço de vendas necessário para que não ocorram prejuízos.
Calculando e entendendo o ponto de equilíbrio
Para o cálculo do ponto de equilíbrio é preciso separar e entender alguns conceitos. O primeiro deles é o de Margem de Contribuição Unitária (MCu), que é o valor que sobra da comparação do Preço de Venda com os Custos Variáveis. Os custos e despesas variáveis são aqueles que possuem ligação ou aumentam com a produção, como é o caso da matéria-prima ou da mão de obra direta.
Ao obter a MCu é preciso calcular o Ponto de Equilíbrio (PE) de forma efetiva, dividindo os custos e despesas fixos pela MCu obtida. Os Custos Fixos são aqueles que não têm relação direta com a produção, como é o caso do aluguel e manutenção.
Ponto de Equilíbrio (PE)= (Custos + Despesas Fixas) ÷ (Margem de Contribuição Unitária (MCu) x 100)
Assim, um produto que é vendido por R$90,00 e que tem custos e despesas variáveis de R$65,00 tem uma Mcu de R$25,00, que é o que sobra de cada produto para arcar com os custos e despesas fixos.
Estratégias utilizando o ponto de equilíbrio
Quer fazer com que suas metas de vendas se tornem possíveis e sustentáveis? Identifique a margem de contribuição de todos os produtos. Alguns podem ter valores menores, mas serem mais rentáveis do que produtos mais caros por causa da margem de contribuição mais elevada. Aqui, é possível trabalhar com um mix de produtos diferenciado, pensar em cortar alguma linha de produtos ou incentivar aqueles mais rentáveis e que contribuem mais para o PE.
Tente, por exemplo, trabalhar com comissões diferenciadas para estes produtos, o que estimulará seu pessoal de vendas a vender os produtos mais rentáveis, agregando mais valor para seu negócio.